A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1.Linguagens, 2.Matemática, 3.Ciências da Natureza e 4.Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Componentes curriculares
O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.
1- Linguagens
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola.
2- Matemática
Componente curricular: Matemática.
3- Ciências da Natureza
Componente curricular: Ciências.
4- Ciências Humanas
Componentes curriculares: História e Geografia.
5- Ensino Religioso
Componente curricular: Ensino Religioso.
Base Comum Curricular
Linguagem
Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos os componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física e em nosso colégio Língua Espanhola. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.
Matemática
Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
Ciências da Natureza
Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.
Ciências Humanas
No Ensino Fundamental, a BNCC estabelece que as Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a noção de contextualização marcada pelo binômio tempo x espaço.
Ensino Religioso
O Ensino Religioso é um meio para propiciar conhecimento sobre questões religiosas, culturais e estéticas, partindo das manifestações religiosas explicitadas pelos estudantes. Tendo como base os ensinamentos de Jesus.
Base Diversificada – Período Parcial
Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano
O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.
Educação Alimentar – 1º ao 5º ano
Consideramos a Educação como instrumento essencial à construção das boas práticas alimentares. A construção dos hábitos alimentares saudáveis é mais eficaz quando se inicia nos primeiros anos de vida, e possui reflexos sociais significativos. A proposta é promover práticas alimentares saudáveis para a promoção da saúde. De forma lúdica e prática, educar o aluno no conhecimento básico dos alimentos, capacitando-o a escolhas alimentares saudáveis e à promoção da saúde.
Alfabetização Montessori – 1º ano
Aos poucos a criança decodifica o mundo, descobre a realidade à sua volta, nomeia objetos, atribui qualidades, conta, enumera, aprimora e amplia seu vocabulário. É dessa forma que Montessori considera o processo de alfabetização: o caminho das representações do mundo que a criança faz, do real ao ortográfico. Em nosso colégio reservamos todo o tempo para construir a alfabetização da criança, mas dedicamos também um lugar um tempo exclusivo para estimular o aprendizado.
Projeto Brincar – 1º ao 3º ano
Promover uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivador e facilitador da aprendizagem, cognitiva, afetiva, social e psicomotora dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoções e sentimentos que vivenciam interagindo todo o tempo com o meio em que vivem como também favorecer na formação de cada criança o gosto pela cultura popular para que seja repassado de geração em geração.