Centralizada nos campos de experiências e nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Valoriza a linguagem corporal, o movimento e a expressão de sentimentos de uma forma lúdica e divertida. Os conteúdos desenvolvem aspectos afetivos e cognitivos, favorecendo a adaptação da criança ao ambiente escolar. As atividades propostas permitem ao aluno estabelecer relações entre o conteúdo estudado e a realidade que o cerca, desenvolvendo um conjunto de habilidades essenciais para a formação individual.
Além do conteúdo específico, os métodos adotados em nosso colégio nos diferencia de outros. Nosso conjunto de práticas e recursos é hibrido. Usamos o sociointeracionismo de Lev Vygotsky e o montessoriano de Maria Montessori. Ambas propostas são empregadas na educação infantil. Há diferença na maneira com que a aprendizagem acontece, no papel que os educadores desempenham, na composição dos materiais didáticos e no posicionamento do aluno frente a seu desenvolvimento.
O educador encapsula os preceitos de Maria Montessori e sabe que o conhecimento deve ser construído pela criança, pouco a pouco. Assim, respeita o desenvolvimento de cada aluno, e de Vygotsky, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. Por isso, sua teoria ganhou o nome de sociointeracionismo.
Na educação defendida por Montessori, a criança é a protagonista de sua aprendizagem, e não uma espectadora. No sociointeracionismo, dar voz às crianças é de fundamental importância para que elas exercitem o pensamento. Devemos ouvi-las e agir como mediadores, auxiliando também em sua construção intelectual.
Grade curricular
Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular em nosso colégio seguimos a BNCC, estruturada em cinco campos de experiências: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Além dos componentes curriculares, os alunos do Jardim I e II (1ª e 2ª etapa) fazem aulas de Educação Física, Inglês, Música e Arte, aulas que propiciam o despertar para a vida em grupo e favorece a autonomia e a autoestima, criando as condições para o desenvolvimento integral dos alunos.