Ensino Fundamental II

Início » Ensino Fundamental II

Anos Finais – 6º ao 9º ano

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Nesse período de vida, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, ampliam-se os vínculos sociais e os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Os estudantes tornam-se mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, exercendo a capacidade de descentração, “importante na construção da autonomia e na aquisição de valores morais e éticos” (BRASIL, 2010).

A compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas, tanto do entorno social mais próximo quanto do universo da cultura midiática e digital, fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.

Nessa direção, no Ensino Fundamental – Anos Finais, nossa escola contribui para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio. Esse processo de reflexão sobre o que cada jovem quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, pode representar mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.

Grade curricular

A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1. Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola), 2. Matemática, 3. Ciências da Natureza, 4. Ciências Humanas (História e Geografia) e 5. Ensino Religioso, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Base Comum Curricular


Linguagem

Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos os componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física e em nosso colégio Língua Espanhola. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.

Matemática

Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Ciências da Natureza

Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.

Ciências Humanas

No Ensino Fundamental, a BNCC estabelece que as Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a noção de contextualização marcada pelo binômio tempo x espaço.

Ensino Religioso

O Ensino Religioso é um meio para propiciar conhecimento sobre questões religiosas, culturais e estéticas, partindo das manifestações religiosas explicitadas pelos estudantes. Tendo como base os ensinamentos de Jesus.

Base Diversificada

Período Parcial

Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano

O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.

Período Integral


Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano

O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.

Produção Textual e Leitura – 1º ao 9º ano

A educação escolar deve se vincular à prática social. Agir em consonância com esse princípio, em se tratando dos estudos de linguagem, significa almejar que os aprendizes alcancem pleno domínio da leitura, da escrita e das práticas de produção de textos orais. E isso só será possível se os estudantes forem estimulados a aprender a sua língua e a usá-la para interagir com seus semelhantes, comunicar-se com eles, compreendê-los, fazer-se compreender e, por fim, integrar-se plenamente à sociedade letrada. As propostas de produção escrita devem visar à formação do produtor de textos e, portanto, ao desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita.

Orientação de Estudo – 1º ao 9º ano

Para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esses horários têm por objetivo oferecer procedimentos para a organização dos estudos pessoais, tais como organização do espaço e do material de estudo, estratégias de estudo de acordo com as especificidades de cada componente curricular e suporte aos estudantes que, eventualmente, apresentarem dificuldades de aprendizagem.

As Atividades Extras são oferecidos às famílias que desejam que os estudantes permaneçam na escola após o curso regular, realizando outras atividades educativas.

  • As aulas são de 50 minutos;
  • Cada estudante pode optar, no início do ano letivo, realizar ou não as Atividade Extras, de acordo com a grade já estabelecida.
  • A formação das turmas está vinculada ao número de alunos estabelecido pelo Colégio. A grade está sujeita a alterações.Horário será definido de acordo com o interesse dos alunos no início do ano letivo de 2021.
Modalidades

Karatê (meninos)por meio da arte marcial japonesa, amplia-se o repertório cultural, constroem-se pilares da disciplina e da responsabilidade e prepara emocionalmente para lidar com derrotas e vitórias.

Dança (meninas)desenvolve a musicalidade, a memória, a concentração, a autoconfiança e a autoestima, amplia as noções de espaço, melhora o equilíbrio, incentiva o trabalho em grupo.

Música : com o desenvolvimento musical, fundamenta-se a prática musical, apuram-se as funções de cognição e de memória.

Orientação de estudo: tem como principal característica o desenvolvimento de técnicas e estratégias que orientem e apoiem os alunos em suas práticas de estudo, partindo do pressuposto de que aprender a estudar é condição primordial para a superação de defasagens de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a formação de jovens protagonistas.

Iniciação Científica: tem como objetivo provenientes proporcionar ao aluno situações que possibilitem a abordagem de procedimentos científicos desde os anos iniciais de perguntas originadas de situações do dia-a-dia. Trabalha com os alunos o conceito de pesquisa e como elaborar um projeto de pesquisa, com introdução, levantamento bibliográfico, procedimentos, resultados e conclusão, além de uma escolha da temática que será apresentada à comunidade escolar.

Catequese: para a formação e o amadurecimento de tudo o que diz respeito à identidade cristã católica do Colégio Católico Santo Antônio, no que concerne ao conhecimento e à vivência da fé e da espiritualidade cristã, trabalhamos com a Catequese de Primeira Eucaristia e de Crisma.

Ensino Fundamental 2 – 6º ao 9º ano

Manhã
Entrada: 6h40 às 7h00
Saída: 12h45 às 13h00


Tarde
Entrada: 12h45 às 13h00
Saída: 18h45 às 19h00

O Colégio Católico Santo Antônio proporciona, além das aulas regulares, reforço de Matemática e Língua Portuguesa, em horários previamente estabelecidos, com professores especialistas, para que os alunos esclareçam suas dúvidas após a realização dos exercícios dados em sala de aula.

Quinta ou sexta-feira

Para os alunos que estudam no período da manhã, o reforço será das 13h30 às 15h30.

Para os alunos que estudam no período da tarde, o reforço será das 10h às 12h.

Almoço

Todos os estudantes almoçam na escola. Não é permitido sair da escola no intervalo do almoço.

A refeição não é incluso na mensalidade, podendo a família contratar a empresa parceira do colégio para fornecer o almoço ou a criança trazer de casa.

É um momento de convivência com colegas e educadores, além de tempo para descanso.

O almoço dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I são acompanhados por educadores e funcionários.

O cardápio da empresa parceira é comunicado mensalmente para acompanhamento das famílias.

 

Lanche

Além do almoço, os estudantes têm dois períodos de intervalo para lanche.

Os estudantes podem trazer seus lanches de casa, utilizar a cantina interna ou, ainda, contratar um kit lanche mensal oferecido pela empresa parceira com o mesmo conceito de alimentação do almoço.

A contratação do kit lanche deve ser feita com a própria empresa.