Grade curricular
A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1. Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Espanhola), 2. Matemática, 3. Ciências da Natureza, 4. Ciências Humanas (História e Geografia) e 5. Ensino Religioso, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Base Comum Curricular
Linguagem
Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos os componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física e em nosso colégio Língua Espanhola. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.
Matemática
Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
Ciências da Natureza
Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.
Ciências Humanas
No Ensino Fundamental, a BNCC estabelece que as Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a noção de contextualização marcada pelo binômio tempo x espaço.
Ensino Religioso
O Ensino Religioso é um meio para propiciar conhecimento sobre questões religiosas, culturais e estéticas, partindo das manifestações religiosas explicitadas pelos estudantes. Tendo como base os ensinamentos de Jesus.
Base Diversificada
Período Parcial
Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano
O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.
Período Integral
Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano
O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.
Produção Textual e Leitura – 1º ao 9º ano
A educação escolar deve se vincular à prática social. Agir em consonância com esse princípio, em se tratando dos estudos de linguagem, significa almejar que os aprendizes alcancem pleno domínio da leitura, da escrita e das práticas de produção de textos orais. E isso só será possível se os estudantes forem estimulados a aprender a sua língua e a usá-la para interagir com seus semelhantes, comunicar-se com eles, compreendê-los, fazer-se compreender e, por fim, integrar-se plenamente à sociedade letrada. As propostas de produção escrita devem visar à formação do produtor de textos e, portanto, ao desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita.
Orientação de Estudo – 1º ao 9º ano
Para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esses horários têm por objetivo oferecer procedimentos para a organização dos estudos pessoais, tais como organização do espaço e do material de estudo, estratégias de estudo de acordo com as especificidades de cada componente curricular e suporte aos estudantes que, eventualmente, apresentarem dificuldades de aprendizagem.