Ensino Fundamental I

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Anos Iniciais – 1º ao 5º ano

Tendo em vista as novas adequações propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a adaptação curricular dos conteúdos após ano de 2020, o Colégio Católico Santo Antônio mudou sua matriz curricular, ampliando o tempo do aluno dentro da escola.

Na BNCC, o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, deve valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, articulando as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Nos diferenciamos de outros colégio ao usarmos práticas e recursos sociointeracionistas, de Lev Vygotsky, e montessorianos, de Maria Montessori. Ambas propostas são empregadas na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano), onde a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos. Há diferença na maneira com que a aprendizagem acontece, no papel que os educadores desempenham, na composição dos materiais didáticos e no posicionamento do aluno frente a seu desenvolvimento.

O educador encapsula os preceitos de Maria Montessori e sabe que o conhecimento deve ser construído pela criança, pouco a pouco. Assim, respeita o desenvolvimento de cada aluno, e de Vygotsky, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. Por isso, sua teoria ganhou o nome de sociointeracionismo.

Além desses aspectos relativos à aprendizagem e ao desenvolvimento, asseguramos uma transição segura entre as duas fases do Ensino Fundamental, promovendo uma maior integração entre elas, com atividades, disciplinas integradas e professores que fazem parte dos dois segmentos. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares. Iniciamos as adaptações e articulação necessárias, tanto no 4º e 5º quanto no 6º ano, para apoiar os alunos nesse processo de transição, para evitar ruptura no processo de aprendizagem, garantindo-lhes maiores condições de sucesso.

A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1.Linguagens, 2.Matemática, 3.Ciências da Natureza e 4.Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Componentes curriculares

O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.

1- Linguagens

Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Língua Espanhola.

2- Matemática

Componente curricular: Matemática.

3- Ciências da Natureza

Componente curricular: Ciências.

4- Ciências Humanas

Componentes curriculares: História e Geografia.

5- Ensino Religioso

Componente curricular: Ensino Religioso.


Base Comum Curricular

Linguagem

Na área de Linguagens da BNCC, estão inseridos os componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física e em nosso colégio Língua Espanhola. A ideia é que os alunos participem de diversas práticas de linguagem, ampliando suas capacidades de expressão tanto artísticas quanto corporais e linguísticas.

Matemática

Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

Ciências da Natureza

Ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, ou seja, a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo.

Ciências Humanas

No Ensino Fundamental, a BNCC estabelece que as Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a noção de contextualização marcada pelo binômio tempo x espaço.

Ensino Religioso

O Ensino Religioso é um meio para propiciar conhecimento sobre questões religiosas, culturais e estéticas, partindo das manifestações religiosas explicitadas pelos estudantes. Tendo como base os ensinamentos de Jesus.

 

Base Diversificada – Período Parcial

 

Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano

O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.

Educação Alimentar – 1º ao 5º ano

Consideramos a Educação como instrumento essencial à construção das boas práticas alimentares. A construção dos hábitos alimentares saudáveis é mais eficaz quando se inicia nos primeiros anos de vida, e possui reflexos sociais significativos. A proposta é promover práticas alimentares saudáveis para a promoção da saúde. De forma lúdica e prática, educar o aluno no conhecimento básico dos alimentos, capacitando-o a escolhas alimentares saudáveis e à promoção da saúde.

Alfabetização Montessori – 1º ano

Aos poucos a criança decodifica o mundo, descobre a realidade à sua volta, nomeia objetos, atribui qualidades, conta, enumera, aprimora e amplia seu vocabulário. É dessa forma que Montessori considera o processo de alfabetização: o caminho das representações do mundo que a criança faz, do real ao ortográfico. Em nosso colégio reservamos todo o tempo para construir a alfabetização da criança, mas dedicamos também um lugar um tempo exclusivo para estimular o aprendizado.

Projeto Brincar – 1º ao 3º ano

Promover uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivador e facilitador da aprendizagem, cognitiva, afetiva, social e psicomotora dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoções e sentimentos que vivenciam interagindo todo o tempo com o meio em que vivem como também favorecer na formação de cada criança o gosto pela cultura popular para que seja repassado de geração em geração.

 

Base Diversificada – Período Integral

 

Empreendedorismo e Ética – 2º ao 8º ano

O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo importante: a geração de riqueza humana e material. Perpassa outros componentes curriculares e torna-se uma oportunidade de trabalho das relações étnico-raciais, sendo possível construir novas maneiras coletivas de ver, agir, perceber e se relacionar com o mundo por meio de atitudes empreendedoras e éticas. Parte do princípio de que “é dentro de nós que as coisas são” e busca direcionar o potencial criativo e amoroso dos alunos para objetivos sustentáveis e nobres.

Educação Ambiental – 1º ao 5º ano

Tem como finalidade despertar, instigar, orientar o aluno sobre o papel importante que desempenhamos perante o meio ambiente. Busca por meio de atividades lúdicas, conscientizar o aluno sobre a importância da preservação do planeta Terra. Visa preparar o aluno de forma processual, para que ele construa, paulatinamente, seu conhecimento, com a curiosidade necessária inerente a sua idade e ao seu interesse. Dessa forma, contribuir-se-á para a formação da consciência crítica do aluno.

Educação Alimentar – 1º ao 5º ano

Consideramos a Educação como instrumento essencial à construção das boas práticas alimentares. A construção dos hábitos alimentares saudáveis é mais eficaz quando se inicia nos primeiros anos de vida, e possui reflexos sociais significativos. A proposta é promover práticas alimentares saudáveis para a promoção da saúde. De forma lúdica e prática, educar o aluno no conhecimento básico dos alimentos, capacitando-o a escolhas alimentares saudáveis e à promoção da saúde.

Produção Textual e Leitura – 1º ao 9º ano

A educação escolar deve se vincular à prática social. Agir em consonância com esse princípio, em se tratando dos estudos de linguagem, significa almejar que os aprendizes alcancem pleno domínio da leitura, da escrita e das práticas de produção de textos orais. E isso só será possível se os estudantes forem estimulados a aprender a sua língua e a usá-la para interagir com seus semelhantes, comunicar-se com eles, compreendê-los, fazer-se compreender e, por fim, integrar-se plenamente à sociedade letrada. As propostas de produção escrita devem visar à formação do produtor de textos e, portanto, ao desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita.

Orientação de Estudo – 1º ao 9º ano

Para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, esses horários têm por objetivo oferecer procedimentos para a organização dos estudos pessoais, tais como organização do espaço e do material de estudo, estratégias de estudo de acordo com as especificidades de cada componente curricular e suporte aos estudantes que, eventualmente, apresentarem dificuldades de aprendizagem.

Alfabetização Montessori – 1º ano

Aos poucos a criança decodifica o mundo, descobre a realidade à sua volta, nomeia objetos, atribui qualidades, conta, enumera, aprimora e amplia seu vocabulário. É dessa forma que Montessori considera o processo de alfabetização: o caminho das representações do mundo que a criança faz, do real ao ortográfico. Em nosso colégio reservamos todo o tempo para construir a alfabetização da criança, mas dedicamos também um lugar um tempo exclusivo para estimular o aprendizado.

Projeto Brincar – 1º ao 3º ano

Promover uma educação capaz de encarar a ludicidade como um fator motivador e facilitador da aprendizagem, cognitiva, afetiva, social e psicomotora dos educandos, que são seres pensantes dotados de emoções e sentimentos que vivenciam interagindo todo o tempo com o meio em que vivem como também favorecer na formação de cada criança o gosto pela cultura popular para que seja repassado de geração em geração.

São oferecidas para que os estudantes realizem outras atividades educativas:

• As aulas são de 45 minutos, todos os dias da semana;
• O estudante realiza a atividade de acordo com a grade já estabelecida;
• A formação das turmas está vinculada ao número de alunos estabelecido pelo Colégio. A grade está sujeita a alterações;
• Horário: 12h20 às 13h05.

Modalidades do 1º ao 5º ano

Karatê (meninos): por meio da arte marcial japonesa, amplia-se o repertório cultural, constroem-se pilares da disciplina e da responsabilidade e prepara emocionalmente para lidar com derrotas e vitórias;

Dança (meninas): desenvolve a musicalidade, a memória, a concentração, a autoconfiança e a autoestima, amplia as noções de espaço, melhora o equilíbrio, incentiva o trabalho em grupo;

Música: com o desenvolvimento musical, fundamenta-se a prática musical, apuram-se as funções de cognição e de memória.

Horários – Período Parcial

 

Ensino Fundamental 1 – 1º ao 5º ano

Manhã
Entrada: 7h20
Saída: 13h05

Tarde
Entrada: 12h45 às 13h05
Saída: 18h45 às 19h00

 

 

 

 

Horários – Período Integral

Entrada dos alunos: 7h20

Saída dos alunos: 16h35

No Ensino Fundamental I os momentos de brincar, de convivência e de descontração também estão integrados à rotina.

Almoço

Todos os estudantes almoçam na escola. Não é permitido sair da escola no intervalo do almoço.

A refeição não é incluso na mensalidade, podendo a família contratar a empresa parceira do colégio para fornecer o almoço ou a criança trazer de casa.

É um momento de convivência com colegas e educadores, além de tempo para descanso.

O almoço dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I são acompanhados por educadores e funcionários.

O cardápio da empresa parceira é comunicado mensalmente para acompanhamento das famílias.

 

Lanche

Além do almoço, os estudantes têm dois períodos de intervalo para lanche.

Os estudantes podem trazer seus lanches de casa, utilizar a cantina interna ou, ainda, contratar um kit lanche mensal oferecido pela empresa parceira com o mesmo conceito de alimentação do almoço.

A contratação do kit lanche deve ser feita com a própria empresa.