Quem somos

Início » Quem Somos

HISTÓRIA DO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

Fatos e personalidades que marcaram a história do CSA
Os fatos que serão apresentados têm como objetivo principal elencar os principais eventos ocorridos no COLÉGIO SANTO ANTÔNIO, há mais de cinco décadas referência em educação de qualidade em São José do Rio Preto, desde a sua fundação até os dias atuais, focando na atuação de pessoas que agiram diretamente sobre ele como verdadeiros protagonistas.

* 05/01/1943 – Fundação da Casa de Santo Antônio dos Pobres que, dentre outras coisas, deveria cumprir tríplice função:

SÍNTESE HISTÓRICA DO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO

– abrigo de moças abandonadas;

– abrigo de crianças cujas mães deveriam deixá-las sob guarda para trabalhar;

– refeitório onde se forneceria alimentação aos famintos.

* 20/06/1943 – Solenidade de lançamento da pedra fundamental da Casa de Santo Antônio dos Pobres no Largo Santo Antônio.

* 08/08/1951 – Entrega das chaves do prédio da Casa de Santo Antônio dos Pobres ao Frei Paulo Luig pelo advogado Dr. Waldomiro Naffah, após a paralisação das obras de construção por, aproximadamente, seis anos.

* 13/03/1951 – Atendendo a proposta dos freis da Basílica Menor de Nossa Senhora Aparecida, na pessoa do Frei Reimberto Lessig, a Madre Geral das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, em reunião com o Bispo Diocesano de São José do Rio Preto D. Lafayette Libanio, aceita assumir os trabalhos propostos para a Casa de Santo Antônio dos Pobres.

* 14/03/1952 – Após árduo trabalho de limpeza e organização, têm-se início as atividades sociais na Casa de Santo Antônio dos Pobres, sob a responsabilidade das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado.

* 19/06/1952 – Inauguração oficial da Casa de Santo Antônio dos Pobres pelo Exmo.Sr.Dr. Lucas Garcês, então dd. governador de São Paulo, acompanhado pelo Bispo Diocesano D. Lafayette Libanio e autoridades locais.

* 30/06/1952 – As Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado mudam-se para a Casa de Santo Antônio dos Pobres. A partir de então, ampliam os seus trabalhos. De acordo com o relato de uma das irmãs, as obras se dividiam em: “dispensário que atendia a sessenta famílias, as quais recebiam, semanalmente, sua cesta de gêneros alimentícios; o Jardim da Infância das crianças pobres, em número de quarenta, que diariamente recebiam alimentos, roupas, remédios, instrução etc; curso de corte de costura para moças empregadas e um centro de costura para os pobres (desempenhado com auxílio das missionárias externas). Finalmente, para a manutenção das irmãs e auxílio das obras, funcionava um Externato para crianças abastadas, constando de Jardim da Infância, Pré-Primário e o Curso Primário.”

* 15/03/1954 – Aprovação oficial do Externato Santo Antônio pelo Departamento de Educação do Estado de São Paulo.

* 1997 – As Irmãs do Instituto das Missionárias do Coração Imaculado de Maria (Comunidade Domus Mariae) de José Bonifácio (SP), recebem do Bispo Diocesano Dom Orani João Tempesta a proposta de estenderem os seus trabalhos de formação a São José do Rio Preto.

* 19/11/1998 a 10/01/1999 – Período de transferência administrativa e mundança de nome de “Externato Santo Antônio” (mantido pelo Instituto Social Santo Antônio) para “Colégio Santo Antônio” (a ser mantido pela Comunidade Domuns Mariae – IMCIM).

* 11/01/1999 – Tomada de posse administrativa e mudança das irmãs da Comunidade Domus Mariae: Izilda Aparecida Balbuena, Ednalva Gomes da Silva e Maria de Lourdes Pereira para o Colégio Santo Antônio.

* 2000 a 2003 – Reimplantação do Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série).

* 2004 a 2007- Implantação do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série).

* 30/01/2006 – Implantação e Funcionamento do Núcleo de Desenvolvimento de Aprendizagem (NDA), composto por psicólogas, fonoaudiólogas, pedagogas, psicopedagogas e outros profissionais para que, por meio de seu trabalho, pudessem dar apoio à escola, aos professores, à família e aos próprios educandos em quaisquer uma de suas necessidades.

* 20/12/2006 – Formatura da primeira turma de Ensino Fundamental II.

Filosofia do Colégio Santo Antônio

Irmã Ednalva – Diretora do Colégio

O Colégio Santo Antônio é parte da realização de Monsenhor Ângelo Angioni, fundador do Instituto Missionário Coração Imaculado de Maria, do qual nós irmãs da Comunidade “Domus Mariae” fazemos parte. Monsenhor Ângelo escreve em seu Plano Missionário – 1949: “Querendo uma Diocese satisfazer todos os anseios de uma vida espiritual intensa dentro e fora de seu território, deverá pelo menos possuir, entre outras comunidades, uma Congregação feminina de Vida ativa que se dedique a catequização e formação cristã em Escolas Paroquiais e Colégios Diocesanos”.
Escreve ainda “A Escola Paroquial, sem descuidar a tenra planta da vocação, formam as almas daqueles que deverão ser os pais de família. Para aqueles que deixam os estudos depois do curso primário, essa formação cultural e moral é definitiva: pelo resto da vida serão eles o que eram, ao deixar a Escola Paroquial”

Com esse desejo, o Colégio Santo Antônio preza por uma educação de qualidade, tendo por diferencial o resgate de valores morais e cristãs que caíram no esquecimento e que, neste tempo de modernidade, urge a necessidade de serem resgatados para que se tenha uma sociedade justa e equilibrada .

Um grande inspirador de Monsenhor Ângelo Angioni para as Escolas Católicas foi Dom Bosco, um grande santo que trabalhava com crianças e adolescentes e tinha como lema: “é melhor prevenir do que remediar”.

Também nós, irmãs do Colégio Santo Antônio, inspiradas em Monsenhor Ângelo Angioni e, por consequência ,em Dom Bosco, aplicamos esta filosofia de trabalho. Prevenimos sempre, com orientações, correções, conselhos e reflexões para que nossos alunos pensem sempre antes de agir, pensem nas consequências de suas ações. Esta filosofia tem contribuído muito na qualidade e no crescimento de nosso Colégio. Os que nele entram inspiram um ar de tranquilidade e paz, não de um ambiente alienado às realidades externas, mas de um ambiente maduro, consciente e equilibrado que resolve e ensina seus alunos a resolverem os conflitos com a Razão e a Fé, com inteligência e com a sabedoria que vem de Deus.

Comunidade “Domus Mariae” Sua origem: Quando, como e para que surgiu.

A Comunidade “Domus Mariae foi fundada pelo Monsenhor Ângelo Angioni, de saudosa memória, cujo corpo repousa na igreja matriz de José Bonifácio, cidade onde viveu por mais de 50 anos após sua vinda para o Brasil.

De origem italiana, o Monsenhor veio para o Brasil ainda jovem sacerdote, deixando naquelas terras distantes a mãe viúva, duas irmãs solteiras e um irmão bispo, Dom Antonio Angioni, que exercia seu múnus episcopal em Pavia ( Itália), além de outros familiares.

Chegou ao Brasil com um grande plano missionário. Assumiu a paróquia de São João Batista na cidade de José Bonifácio pertencente à Diocese de São José do Rio Preto- (SP), que tem como padroeiro principal “O Coração Imaculado de Maria”. Foi nessa, até então, pequena cidade que o Monsenhor, com o coração inflamado pelas missões, fundou o Instituto Missionário “Coração Imaculado de Maria”. Sob a proteção do Padroeiro da diocese e pelo voto de obediência seus membros deveriam colocar-se totalmente a disposição do bispo local. Nesse Instituto em primeira instância, no ano 1964, surgiu o seminário para a formação de sacerdotes, e mais tarde, em 02 de fevereiro de 1974, fundou a comunidade, Domus Mariae, com o carisma “Educação e formação das crianças, jovens e adultos”. As primeiras jovens vocacionadas, formadas e orientadas por ele mesmo, iniciaram a missão numa escola paroquial, “Coração Imaculado de Maria, já em funcionamento, no prédio ao lado da matriz e da casa paroquial.

Era seu ideal que todo centro educacional se tornasse verdadeiro celeiro de vocações e, nos finais de semana, esses deveriam ser locais de formação catequética e religiosa.

O lema educacional da Comunidade é “Fé e cultura a serviço da vida”.

Nós, religiosas e educadoras, empenhadas na busca de uma formação integral, damos assistência psicológica, pedagógica, sociológica e didática as crianças, jovens e adultos para desenvolverem seus dotes físicos, morais, sociais e intelectuais, a fim de que adquiram senso de responsabilidade, sendo orientados de a participarem da vida social, cultural, política e cristã de forma consciente e dinâmica.

Hoje, no exercício do nosso carisma, conhecemos as alegrias e os desafios, por vezes preocupantes dessa área. Nesse contexto, nossa formação busca o equilíbrio, avançando para o novo, o moderno com grande expectativa para um futuro melhor. Nosso sistema educacional prima pelos valores que são imutáveis para uma convivência harmoniosa, feliz e realizada do ser humano. Hoje, cientes da nobre missão de educadoras e lançando um olhar sobre nossa história temos o coração agradecido pelo passado, vivemos o presente como um dom e olhamos para o futuro com esperança. ( JPII)

Ir. Isilda – cdm

Temos uma localização privilegiada no Bairro Boa Vista, ao lado do Hospital Santa Casa Rio Preto.

Rua Fritz Jacob, 1134 – Boa Vista – São José do Rio Preto/SP – CEP: 15025-500.